Links para demonstrações de ásana

Para esta compilação de sequências de posturas (ásanas) reuni demonstrações de 22 alunos, professores e mestres de Yoga de todo o mundo. Espero que estes vídeos despertem o interesse na prática das técnicas corporais e sejam o exemplo daquilo que pode ser atingido com a prática dedicada e empenho. Ao ver estas imagens, vêm-me à ideia uma frase conhecida de B.K.S. Iyengar: "Quando pratico sou um filósofo, quando ensino sou um cientista e quando demonstro sou um artista".

As biografias dos artistas foram traduzidas dos seus sites oficiais.

ALEXANDER TAISHEV
Tem 12 anos de experiência em Ashtanga Yoga e é um mestre de Hatha Yoga. Desde 1997 ministra aulas regulares em Crimea e Moscovo, Rússia. O seu interesse em yoga começou quando estudou Iyengar. Em 2003 participou num curso com Maharadja Sri Devadas (um reconhecido mestre yogi da Índia) que lhe ensinou extensivamente Pranayama e técnicas de limpeza. Nas suas aulas combina ásanas com vinyasas o que as torna mais enriquecedoras, o que torna as suas sessões mais efectivas para o corpo e consciência.

Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=f9Qy32uvPVg
Página oficial: http://www.yogasattva.com.ua

ANA FORREST
Ana Forrest é reconhecida mundialmente como uma pioneira em yoga e cura emocional. Tendo nascida inválida, o seu próprio trauma e experiências, incluindo abuso físico, dependência de drogas, epilepsia e bulimia, levaram-na a criar o Forrest Yoga e a Biblioteca Educacional Forrest Yoga. A Ana fez a sua primeira lição de yoga aos 14 anos e tornou-se uma professora certificada aos 18. Na sua busca para se tornar uma melhor curadora e professora, estudou medicina e Nativo Americano, Terapia de Polaridade, Homeopatia, Artes Marciais, Psicoterapia e Terapia de Regressão.

Demonstração 1: http://youtube.com/watch?v=FTcLhOlIk5I
Demonstração 2: http://youtube.com/watch?v=tpQQnV57LvY
Página oficial: http://www.forrestyoga.com

ANDRÉ DEROSE
Nasceu em 1967. Actualmente define-se como professor de Yoga, dá aulas há uns 25 anos, 10 deles em Sampa. Recentemente abriu uma escola com a sua esposa.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=SQhR-_u5Omg
Blog: http://www.andrederose.blogspot.com
Página oficial: http://www.yogavilamadalena.com.br

ANDREY LAPPA
É um dos mais qualificados e influentes mestres e professores profissionais de yoga em todo o território ex-soviético. Durante toda a sua vida ele viajou e viveu em países do leste: Mongólia, Índia, Nepal, Tibete, China, Burjatia, Sibéria e outros, onde ele desenvolveu as suas capacidades com professores conhecidos em todo o mundo, bem como com praticantes esotéricos vigorosos ocultos da atenção geral. Os seus livros "Dynamic practices in classical yoga" e "Yoga: Tradition of Unification" tornaram-se best sellers em 1999-2000 nos países ex-soviético.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=lrbXkXooQL0
Página oficial: http://www.universal-yoga.com

B.K.S. IYENGAR
Yogacharya B.K.S. Iyengar é uma lenda viva que tem vindo a ensinar de uma maneira única a todos os seus alunos. Ele acha o significado dos yoga sutras através da sua procura prática e treino regular de yoga. Assim, ele ajudou todos a experienciarem a sabedoria dos yoga sutras. O seu estilo de ensino de yoga é chamado de "Iyengar Yoga" e é agora seguido por professores certificados em todo o planeta.

Demonstração 1: http://youtube.com/watch?v=lmOUZQi_6Tw
Demonstração 2: http://youtube.com/watch?v=_BADXKj-9eE
Demonstração 3: http://youtube.com/watch?v=_4VLo3Nr9a4
Página oficial: http://www.bksiyengar.com

DAVID SWENSON
Começou a praticar yoga em 1969, aos 13 anos de idade. O seu irmão mais velho foi o seu primeiro professor. Eles praticavam hatha yoga através que quaisquer livros que encontrassem. A sua introdução ao Ashtanga Yoga deu-se me 1973 através de David Williams e Nancy Gilgoff. Em 1975 conheceu K. Pattabhi Jois e assim iniciou ou seus estudos directamente com o mestre. Swenson fez a sua primeira viagem à Índia em 1977 e aprendeu o sistema completo de Ashtanga. David Swenson é reconhecido, hoje em dia, como um dos mais destacados praticantes e instrutores de Ashtanga Yoga.

Saudação ao Sol: http://youtube.com/watch?v=-xeWmcXbmBY
Demonstração 1: http://youtube.com/watch?v=ixRW3JbE1Dc
Demonstração 2: http://youtube.com/watch?v=gJfz8vmh1ac
Página oficial: http://www.ashtanga.net

DENIS ZAENCHKOVSKY
Professor certificado de Hatha Yoga, estudou na Índia sob a supervisão de Bal Mukund Singh (Delhi) e Gopala Krishna (Bangalore). Frequentou aulas no centro de Iyengar Yoga de Bangalore, fez cursos intensivos com Andrey Sidersky (Kiev) e completou o curso de professores com Andrey Lappa (Kiev).

Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=xwGyxcO9U-c
Página oficial: http://www.yoga108.com

EDWARD CLARK
É o criador de Tripsichore, o grupo de performance londrino que tem maravilhado audiências em todo o mundo. Ele começou a estudar yoga em 1979. De entre os seus professores destacam-se Narayani and Giris Rabinovitch, mas ele também admira Ashtanga vinyasa, Sivananda, Iyengar, e a prática de viniyoga. O grupo Tripsichore tem praticado diariamente nos últimos 12 anos desenvolvendo e refinando as suas técnicas para ásana, pránáyáma, pratyáhára, dhárana e dhyána. O Edward funde a sua perspicaz visão artística com um conhecimento profundo da busca essencial da prática de yoga.

Savage Kama: http://youtube.com/watch?v=a0-nfXdxLyg
Ásana em dupla: http://youtube.com/watch?v=ksT-YAiMxIo
Khonundrum: http://youtube.com/watch?v=EGvlnbEa2rc
Khultra: http://pranamaya.com/assets_trip/Trip_05_khultra.mov
Deko: http://pranamaya.com/assets_trip/Trip_03_simple.mov
Ásanas: http://www.pranamaya.com/assets_trip
Demonstração: http://www.tripsichore.com/sitebuildercontent
Página oficial: http://www.tripsichore.com

KRISHNAMACHARYA
Tirumalai Krishnamacharya - yogi, curador, linguista, académico Védico, especialista na Escolas Indianas de pensamento, investigador, autor... em outras palavras, uma lenda. Nascido em 19888, numa remota vila indiana, T Krishnamacharya que viveu para lá dos cem anos foi um dos maiores yogis da era moderna. Se hoje o yoga é uma parte inerente do dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o mundo é devido, em grande parte, aos esforços pioneiros de TK que restaurou o yoga no início de século XX.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=cd_eTupTCbI
Página oficial: http://www.kym.org

LEENA PATEL
É uma das principais professoras de yoga e meditação em Las Vegas. Ela ensinou atletas e dançarinos, a super modelo Jaime King, o boxista de muai thay Jordan Williams, Celine Dion e o elenco de "A New Day...", Cirque du Soleil e o elenco de "Le Reve" de Steve Wynn. Ela é também a autora de numerosos artigos sobre saúde, yoga e espiritualidade.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=UfBPB9K-0Rs
Página oficial: http://www.leenapatel.net

MARIA VOROBYEVA
Professora certificada de Hatha Yoga, estudou na Índia sob a supervisão de Shri K. Pattabhi Jois (Mysore), Bal Mukund Singh (Delhi), Dr. Madavan (Tamil Nadu), Gopala Krishna (Bangalore). Estudou Iyengar Yoga segundo os ensinamentos de Sergei Mihailov (Moscovo), frequentou aulas em yoga ashrams de Rishikesh e Pondicherry e participou em cursos intensivos com Kali Ray, Dominic Corigliano (EUA), Andrey Lappa e Andrey Sidersky (Kiev).

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=zK4I4w0H2h0
Demonstração grupo: www.youtube.com/watch?v=GD7r1hmFpzQ
Página oficial: http://www.yoga108.com

MIKHAIL BARANOV
Professor certificado de Hatha Yoga, estudou na Índia sob a supervisão de Dr. madavan (Tamil Nadu), Bal Mukund Singh (Delhi), frequentou cursos intensivos com Shandor Remete (Austrália), Andrey Sidersky (Kiev) e completou o curso de professores com Andrey Lappa (Kiev).

Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=ajXQx7jwtfs
Demonstração grupo: http://youtube.com/watch?v=GD7r1hmFpzQ
Página oficial: http://www.yoga108.com

OLGA BULANOVA
Professora de Yoga e fundadora do Ashtanga Yoga Center, Moscovo. Estudou com Shri Jayakumar quando ele ensinou yoga na Rússia.

Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=-oyL11E13q8
Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=z5TEZ2ckAks
Demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=dtcVDwH__YI
Demonstração grupo: http://youtube.com/watch?v=GD7r1hmFpzQ
Página oficial: http://www.yogalady.com.ru

RICHARD FREEMAN
É um instrutor de yoga realizado e um estudante ávido de filosofia Ocidental e Oriental, tendo vivido e estudado durante quase 9 anos na Índia e Ásia. O seu entendimento e conhecimento de Sânscrito permitem-lhe transmitir e dar um entendimento claro do Yoga Sutra, um texto sobre a prática do Yoga. Ele incorpora várias tradições na prática de Ashtanga Yoga que lhe foram ensinadas pelo seu principal professor K. Pattabhi Jois, de Mysore, Índia. O seu passado inclui Bhakti e Hatha Yoga tradicional na Índia, Sufismo no Irão, Zen e prática Budista de Vipassana e um profundo estudo de Iyengar Yoga. Actualmente vive com a sua família em Boulder, Colorado, Estados Unidos, onde é o director do Yoga Workshop.

Saudação ao Sol A: http://youtube.com/watch?v=obqDDLkh2I0
Saudação ao Sol B: http://youtube.com/watch?v=LaFa0XXepxM
Saudação ao Sol A 2: http://youtube.com/watch?v=PwfUkWhQElI
Página oficial: http://www.yogaworkshop.com

RODNEY YEE
Ele foi ginasta, bailarino de ballet e estudou como profissão principal terapia filosófica e física. Ele fez a sua primeira aula de yoga em 1980 e percebeu desde logo que seria uma paixão para a vida inteira. Devido à abundância e aos caos da vida Rodney retorna ao ásana, pránáyama e meditação. Ensinar é ainda o principal veículo para Rodney entender a união. Criou dúzias de DVDs e escreveu dois livros "Yoga, The Poetry of the Body" e "Moving Toward Balance". Ensina em retiros por tido o mundo e em cursos intensivos para futuros professores nos Estados Unidos.

Ásana - 1a parte: http://youtube.com/watch?v=QwQITTpoHDY
Ásana - 2a parte: http://youtube.com/watch?v=gJg_Gfzls7Y
Ásana - 3a parte: http://youtube.com/watch?v=bEO4LqXlNv8
Página oficial: http://www.yeeyoga.com

SEANE CORN
É reconhecida internacionalmente como uma professora de yoga pelo seu apaixonado activismo, expressão pessoal única e um estilo inspirador de ensino que incorpora tanto o aspecto físico como o místico da prática de yoga. As suas aulas integram os movimentos dinâmicos de vinyasa com a aplicação de alinhamento preciso, meditação, visualização, intenção e prece para criar uma viagem interior dirigida à cura e autonomia.

Ásana com instruções: http://youtube.com/watch?v=6-Zp8Go7yYc
Página oficial: http://www.seanecorn.com

SHIVA REA
É uma destacada professora de vinyasa flow yoga e yoga trance dance em todo o mundo. Ela começou a explorar yoga aos catorze anos como uma forma de entender o seu nome, que lhe foi dado pelo seu pai, um surfista e artista. Os seus estudos na linhagem de Krishnamacharya, tantra, ayurveda, bhakti, kalaripayattu, world dance, arte yogica e movimento somático inspiram a sua abordagem ao yoga.

Inversões: http://youtube.com/watch?v=QBffP8trBs8
Saudação ao Sol: http://youtube.com/watch?v=eGXgoW70IB0
Prática de ásana: http://youtube.com/watch?v=gDarYVW8ab4
Prática de ásana: http://youtube.com/watch?v=b5nYS4vi0vI
Saudação ao Sol 2: http://youtube.com/watch?v=hFwe9sS8s30
Postura do Guerreiro: http://youtube.com/watch?v=oBc5vquG33U
Página oficial: http://www.shivarea.com

SIMÃO MONTEIRO
Simão Monteiro nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1982. Começou a praticar Yoga no início de 2001 e desde então dedica-se profundamente a esta filosofia, arte e ferramenta milenar que é o Yoga. No ano de 2003 passa a ensinar o método Svátantrya Yoga após ter feito formação com o Prof. Edson Moreira. Ensinou em diversos centros e ginásios de Portugal e Espanha e fez viagens de estudo à Índia e ao Brasil.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=DxMz4TuMBHw
Demonstração: http://youtube.com/watch?v=81lLUhXWBmM
Blog: http://www.svatantryayoga.blogspot.com

SRI DHARMA MITTRA
Passou quase toda a sua vida ao serviço da humanidade, disseminando o conhecimento antgo de como atingir uma saúde radiante e desenvolvimento espiritual. Nasceu nos finais de 1930 e estuda yoga desde 1958. Após ter conhecido o seu professor guru, Sri Swami Kalaishananda, dedicou-se ao estudo intenso e à prática dos oito ramos clássicos de Yoga, e nove anos de prática a tempo inteiro de Karma Yoga. Ele foi aceite e iniciado como sannyasa (aquele que renuncia ao mundo para realizar Deus).

Ásana: http://www.pranamaya.com/assets_ms/L1-KD-video.mp4
Saudação Sol: http://pranamaya.com/assets_ms/L1-Beg_Asana.mov
Ásana 2: http://pranamaya.com/assets_ms/L-2-Adv_Asana.html
Demonstração: http://youtube.com/watch?v=dDFAax6i7t4
Página oficial: http://www.dharmayogacenter.com

STEVE GREEN
Ensina ashtanga yoga segundo a tradição de K. Pattabhi Jois, de Mysore, Índia. Inspirado pela abordagem integrativa de Richard Freeman, o seu foco é em tapas, forma e movimento meditativo. Tem uma abordagem paciente e leve dando apoio aos estudantes para explorarem o ásana como um meio para facilitar consciência. Chegou ao yoga com um passado em artes marciais, estudos filosóficos e música.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=Hu9Sq1RvuoA
Blog: http://www.prajnayoga.blogspot.com

THERESA ELLIOT
Directora do Taj Yoga, desde tenra idade que se sente fascinada pela capacidade do corpo humano. A sua exploração começou nos desportos infantis, chegou à música e à dança e ao yoga em 1987. Tornou-se uma professora certificada em Iyengar, em 1990, e estabeleceu-se como uma reconhecida praticante e professora de yoga nos Estados Unidos.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=uQxFyvEOyrY
Página oficial: http://www.tajyoga.com

YOGANANTH
Filho do Dr. Asana Andiappan, que explorou os benefícios terapêuticos dos Ásanas a um nível científico, baseado no texto clássico Thirumandiram de Thirummoolar. Ele começou a aprender Yoga sob o olhar atento do seu pai e Guru aos dois anos de idade. Aos vinte e cinco anos, Yogananth está bem qualificado em Yoga tendo conseguido dois diplomas (Yoga e Naturopatia, Ciência Yogica e Educação), um Bacharelato em Yoga e Naturopatia bem como uma Pós Graduação da Universidade de Chennai, Índia.

Demonstração: http://youtube.com/watch?v=tBEXplzJvdk
Demonstração: http://youtube.com/watch?v=ZCdbTcuWNIo
Demonstração: http://youtube.com/watch?v=R_TGg-x2Hvs
Página oficial: http://www.yogananth.com

Mais vídeos disponíveis em http://www.hathayogavideos.com.

Comentários

Mensagens populares