22 de Setembro: Dia do Yoga = Dia sem Carro!

22 de Setembro é o Dia do Yoga. É dia de unir-se. É dia de Yogar-se! Este é o início da primavera, o dia em que as trevas e o frio do inverno dão lugar à luz [no hemisfério Sul], que representa o Conhecimento, e ao desabrochar das flores. Este é um dia de celebração, no qual todos paramos por um momento para refletir sobre as prioridades mais importantes das nossas vidas.

Neste 22 de Setembro, segunda-feira, dê-se ao luxo de parar por um momento para meditar sobre a paz e a liberdade, mesmo se você não tiver a possibilidade de participar das atividades gratuitas para as quais você é convidado de honra da família yogika nas localidades abaixo listadas.

22 de Setembro é também o Dia Mundial Sem Carro. Ao redor do mundo se multiplicam ações pela construção de cidades mais humanas e de um mundo mais sustentável e menos violento. Ações anti-consumo, anti-carro, anti-guerra, anti-globalização corporativa, em favor da criatividade, dos meios de transporte sustentáveis, da convivência no espaço habitado e da valorização da diversidade cultural e econômica.

Continue a ler...
Queríamos igualmente, sugerir e pedir o apoio da comunidade yogika nesta campanha pelos valores que estão plenamente de acordo com a visão que o Yoga tem da vida. Eis algumas ações que todos podemos fazer:

1) Inserir em nossos sites, blogs, etc., chamadas para o Dia do Yoga / Dia Sem Carro (e vincular o Yoga com as propostas de resistência do movimento pró-bike).
2) Imprimir folhetos e cartazes sobre a ação e repassá-los a nossos alunos e conhecidos.
3) Mostrar o Yoga como a disciplina revolucionaria que ele é; antagônica aos valores da cultura do automóvel.
4) Deixar o nosso próprio carro na garagem (e usar aquela bicicleta que espera pacientemente que você lembre dela!)

Estendemos este apelo para toda a família dos professores de Yoga, para se unirem e participar do Dia do Yoga, no próximo 22 de Setembro. Este apelo é para todos aqueles dão aulas de Yoga, para que no sábado, dia 22, abram as portas das suas escolas e recebam gratuitamente os praticantes.

A idéia, que tivemos junto com o Anderson, da Aliança do Yoga -- dado que as experiências anteriores de parcerias com as prefeituras e organizações políticas vinculadas ao Yoga não foram muito felizes nem muito bem sucedidas --, foi que cada um de nós, sem sair de casa, faça uma pequena iniciativa para não deixar passar essa importante data em branco.

O professor Júlio Fernandes, do Shivapoint de São Paulo, sugere a doação de dois quilos de alimento não perecível na ocasião dos encontros. Achamos a iniciativa ótima, e passamos ela para todos os colegas. Cada um saberá onde agir localmente para o benefício da sua comunidade.

Aqueles que concordarem em participar dessa maneira, poderiam fazer alguma iniciativa, dentre as seguintes:
1) Aulas práticas gratuitas, abertas à comunidade.
2) Uma sessão de kirtan, mantras devocionais, igualmente aberta à comunidade.
3) Uma palestra aberta, explicando o modo de vida que o Yoga propõe (combinada com as duas opções acima).
4) Eventualmente, um aulão num local aberto, como uma praça, caso a meteorologia esteja da nossa parte nesse dia.

Enfim, cada um pode ajudar como puder. Por favor repassem esta mensagem se puderem, para os professores que vocês conheçam. Muito obrigado!

Àqueles que tiverem interesse em participar deste projeto voluntário, pedimos por favor que nos respondam, deixando seus comentários nesta mesma página, com os nomes da suas escolas, os dos professores e horários em que haverá atividades abertas, junto com endereços e telefones, para agilizarmos o contato com a nação dos praticantes.

Namastê!
Anderson e Pedro.

Mensagem originalmente publicada no site www.yoga.pro.br.


Comentários

Mensagens populares