Sat Sanga com Simão Monteiro - Brahmi

A partir do dia 27 de Fevereiro, sexta-feira, começarão os sat sangas, no espaço Brahmi (www.brahmi.pt), com os kirtans da "praxe" e ainda o estudo e reflexão sobre os Yoga Sútras de Patañjali. Este tratado de Yoga que significa "Os Aforismos do Yoga" são umas das mais importantes e antigas obras escritas sobre Yoga. Estima-se que tenha sido escrita há mais de 2000 anos (há várias teorias).

O importante mesmo é o conteúdo valioso que se encontra dentro, em forma de pequenas frases (no total são 196 sútras distribuídos por 4 capítulos), que pretende ajudar o praticante sério a chegar à meta do Yoga: o próprio Yoga!!! Ou nas palavras do sábio Patañjali "Yogah chitta vrtti nirodhah" - Yoga é a cessação da identificação com as instabilidade da consciência (Y.S. I-2). E continua: "Então, aquele que vê, estabelece-se na sua própria Natureza" (Y.S. I-3).

Assim está definido o Yoga e o resultado do Yoga.... a partir desse ponto Patañjali apresenta-nos várias formas de como lá chegar e outras coisas como: os tipos de instabilidade mental, as formas de superá-las, os obstáculos à prática, como purificar a mente, os tipos de concentração e meditação, as aflições existenciais, o Ashtanga Yoga (yoga em 8 partes) para desenvolver viveka (o discernimento) e ainda temas como o karma e kaivalya (a libertação), entre outras coisas.

Os Yoga Sútras são um autêntico mapa para o praticante explorar-se a si mesmo. Eles são sobretudo instruções precisas e exactas, resultantes de séculos de aprofundamento e experiência por parte dos yogis antigos, de como o praticante pode chegar a conhecer-se a Si Mesmo. Os sútras são antigos mas ao mesmo tempo incrivelmente actuais, pois o ser humano continua a deparar-se com os mesmos problemas existenciais.

Desde já deixo claro que a minha capacidade para ensinar (ou aproximar-me disso) o conteúdo dos Yoga Sútras é muito limitada. Mas também penso que é importante que os praticantes tenham a oportunidade de poder aprofundar e reflectir sobre este ensinamento. Pelo menos espero que estes Sat Sangas sirvam para reflectir e falar sobre algo tão bonito como o Yoga. É também uma ocasião para criarmos um melhor e mais completo contexto para que a nossa prática faça mais sentido.

O Sat Sanga começa às 21h15 e será composto por 2 partes: das 21h15 às 22h faremos kirtans* e das 22h às 23h o estudo dos Yoga Sútras. Cada participante terá uma pequena apostila com todos os Sútras e tradução.

Estão todos convidados a aparecer, podem trazer amigos mesmo que estes ainda não conheçam ou pratiquem Yoga.

Um apelo especial às escolas de Yoga e seus professores e alunos: Apareçam! Está na hora de começarmos a reunir-nos para partilhar conhecimento e vibrar ao som dos kirtans (só isto já vale a pena :D)

A partir do mês de Março faremos dois sat sangas por mês, sempre no mesmo espaço e às sextas-feiras.

BRAHMÍ Oriental Wellness: Av. dos Plátanos, nº51, loja C, Jardins da Parede, Parede (por cima da CGD).

*Kírtana são os cânticos do Yoga. Formas de mantras feitos geralmente de forma mais descontraída e que consistem na repetição dos diferentes nomes das facetas do absoluto, de Brahman. O absoluto é algo que o ser humano não consegue abarcar ou dar forma, porque o infinito não tem limites que comportem náma-rúpa ("nome-e-forma"). Não podendo atribuir uma forma ao Todo, o Homem procurou "desenhar" formas que representassem manifestações ou facetas desse Todo. Esses aspectos são os "Deuses" Hindus, como Shiva, Vishnu, Ganesha, Kálí, Durgá e muitos outros (retirado do site www.dharmabindu.com).

Comentários

Mensagens populares