Ahimsa - Glauco Tavares

O que é Ahimsa? "É um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo Jainismo e presente também no hinduísmo e no budismo. Consiste na rejeição constante da violência e no respeito absoluto de toda forma de vida." - wikipédia

A palavra Ahimsa significa "não violência" é um dos 10 Yamas (código ético e de conduta para um praticante de Yoga), o primeiro dos angas (partes) do Ashtanga Yoga de Patanjali composto de 08 angas (Yamas, Niyamas, Asanas, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi).

A primeira coisa que pensamos quando vemos a palavra "não violência" é de não agredir ninguém certo? Mas esta simples palavra tem um sentido, dentro do Yoga, muito maior do que este. Esta não violência começa com você e se estende aos outros seres humanos, aos demais seres vivos e ao universo.

Você já parou para pensar quantas formas de violência nós causamos em nós mesmos? Isso vai desde alimentação, estilo de vida, estresse, trabalho, hábitos, fazer algo contra nossa vontade, até raiva, angústia, dentre outras... Uma simples noite mal dormida não deixa de ser uma violência e sem falarmos do excesso de bebidas alcoólicas e o cigarro, o prejuízo e a violência que estamos causando em nosso corpo e em nossa mente.

E, como citado acima, quando falamos de sentimentos??? Um sentimento de ódio, raiva ou mágoa nos causa uma grande violência não só em nosso corpo físico, mas também em nossos corpos sutis (koshas) nos levando então a um desequilíbrio físico, emocional e energético.

Esta "não violência" envolve o aspecto físico, verbal e mental. Cumprir este Yama não consiste em sentir e não expressar esta violência, mas sim em não sentir brotar este sentimento, tanto nas ações, quanto nas palavras como no pensamento. O que torna o seu cumprimento um "pouco" mais difícil.

Não podemos dar o que não temos e, portanto não podemos oferecer a verdadeira paz aos outros seres se não temos paz conosco. Por isso a primeira observação sobre este Yama começa em nós em como eliminar, ou pelo menos diminuir, as formas de violência que geramos em nós para assim podermos expandir esta ação as outras pessoas e aos outros seres. Uma simples palavra, um gesto e até mesmo um olhar pode ter um efeito violentíssimo sobre outra pessoa, sem contar o efeito energético que um pensamento negativo pode levar.

E onde entra esta "não violência" durante a nossa prática de Hatha Yoga? Durante a execução dos asanas... muitas vezes, deixando que o ego assuma o controle, acabamos indo além do que poderíamos e, por não respeitar estes limites físicos, acabamos violentando nosso templo (corpo) e tornando um limite que poderia ser provisório, permanente.

E, para finalizar, que possamos durante as demais horas do dia estar com esta palavra em nossa lembrança para nós livrarmos das diversas formas de violência que cometemos com nós mesmos e em todos os outros seres: seja em palavras, ações ou pensamentos.

Ahimsa e então shanti...

Namastê!
Glauco Tavares

Retirado de www.glaucotavares.blogspot.com com a permissão do autor. Glauco Tavares nasceu em 01/01/76 e admira a cultura oriental desde muito jovem. Hoje atua como sócio e administrador de duas escolas: Núcleo de Yoga Shanta e Núcleo de Yoga Shivalaya, em São Paulo, Brasil. É formado em Yogaterapia e Hatha Yoga, e, dedica-se exclusivamente aos ensinamentos desta filosofia É ainda um fascinado pela espiritualidade. Desta forma, tem como espelho e é aprecidor das obras e ensinamentos de seres iluminados que aqui já estiveram como: Jesus Cristo, Sidarta Gautama, Madre Teresa de Cálcuta, São Francisco, dentre outros. Imagem de topo da autoria de David Campbel, usada sob licença creative commons.

Comentários

Mensagens populares