A Grandeza do Sânscrito - Shivashankara Rao

O fator mais importante para a continuidade da cultura indiana por todo aquele país é, sem dúvida, o Sânscrito. Todas as línguas da Índia, talvez à exceção do Tamil, consideram Sânscrito como a [língua] mãe. A mais antiga língua do mundo foi usada na literatura Védica antiga, à cerca de 5000 anos atrás."ASHTAADHYAAYI" de Panini, a mais antiga gramática, ajudou ao início da sua escrita. Grandes épicos - Mahabharata e Ramayana - foram escritos depois. Valmiki é considerado o primeiro poeta do mundo.

As obras em Sânscrito estendem-se à matemática, astronomia, medicina, política e administração, romances, etc.

PORQUÊ QUE O SÂNSCRITO É IMPORTANTE?
Existem quatro razões:

1. A precisão da gramática, beleza das expressões e o som do Sânscrito não se encontra em nenhuma outra língua no mundo. Fornece as bases para todas as outras línguas indianas, assim como, o Grego e o Latim estão para as línguas ocidentais.
2. A cultura indiana assenta no Sânscrito. Vedas, Upanishads, Puranas, épicos como Mahabharara e Ramayana, Yoga Sutras são todos em Sânscrito. São estes que têm mantido a Índia unida.
3. Sânscrito é rico em literatura pelos poetas como Kalidasa, Bharavi, Banabhatta, Bhartrhari, etc. Providencia para as necessidades de todas as pessoas incluindo, finanças, política, lei, saúde mental, matemática, astronomia, medicina, engenharia e muitos outras temas.
4. Fornece valores aplicáveis a toda a humanidade. Não apenas fornece esperança ao indivíduo para que ele ascenda ao nível do divino e, através desse conceito, uma pessoa pode relacionar-se com todas as outras e assim ajudar a desenvolver fraternidade no mundo inteiro.

PARTICULARIDADES DO SÂNSCRITO
1. Expressão de vogais e consoantes: as consoantes não tem expressão independente sem as vogais. Este sistema não é visto noutras línguas.
2. A partir de MOOLA DHATU é possível criar palavras em Sânscrito. Não houve mudança nas palavras ou no seu significado desde tempo imemoriais.
3. Não houve mudança nas regras de gramática e, desta forma, existe o mesmo tipo de poesia irrespetivamente da sua data de criação.
4. Existe uma particularidade na literatura relacionada com os Vedas, Upanishads e Puranas. Apesar de haverem diferenças quanto ao estilo destes trabalhos, não há diferença nas palavras usadas.

--

"PORQUE NÃO PROTEGER UMA LÍNGUA TÃO BELA E ÚNICA?"

Por Shivashankara Rao, traduzido e adaptado por Gustavo Cunha.

Comentários

Mensagens populares