Dakṣiṇāmūrti Stotram - Gloria Arieira

Dakṣiṇāmūrti Stotram, também chamado de Dakṣiṇāmūrti Aṣṭakam, é um texto atribuído a Śaṅkara em que é reverenciado Śiva como o primeiro professor e exposta a visão de "Eu" como livre de limitação, de acordo com a tradição védica de Advaita Vedanta. A professora Gloria Arieira, diretora presidente do centro de estudos Vidya Mandir, do Rio de Janeiro, traduziu minuciosamente o texto e passa a mensagem dessa visão de mim mesmo como não diferente do Absoluto, livre de qualquer inadequação ou insuficiência. Ao longo de quatro aulas, podemos acompanhar o desdobrar desse conhecimento, pontuado com histórias sobre Śaṅkara e outras referências à cultura védica, por aquela que é considerada o reflexo puro e luminoso dessa sabedoria milenar indiana.

Os resumos agora disponíveis, por vezes, são extratos ipsis verbis daquilo que a professora fala, mas, não foi nosso intuito transcrever na íntegra os CD's das aulas que o centro disponibiliza (ver lista). Por isso, muito material, como por exemplo, os cânticos iniciais onde se incluem os versos e outros elementos importantes, foram deixados de fora deste "apanhado de ideias", não que não sejam necessários mas porque, no nosso entender, a sua audição é mais frutífera do que a sua leitura.

Os resumos encontram-se disponíveis na secção "Blog" do Grupo de Estudos de Vedanta "Gita-Vicara" (para aceder diretamente a esses resumos clique neste link). O Grupo já estudou, no mesmo formato de audição dos CD's gravados da professora Gloria, os seguintes textos: Tattva Boddha, Upadeśa Sāram e Bhagavad Gītā. Os resumos dessas aulas também se encontram disponíveis no mesmo sítio da internet. Para mais informações sobre o Grupo de Estudos de Vedanta clique aqui.

Esperamos que a leitura destes resumos seja do vosso agrado.

Namaste!

Mensagens populares