Boletim 6 - novembro 2012


Novos horários e professores são a grande novidade este mês no Centro VAIDIKA. As aulas de Yoga ganham assim uma nova aula à quarta-feira pelas 19h00. Brevemente, uma nova turma de "Gramática de Sânscrito" terá início. Confira a agenda completa das aulas em HORÁRIOS (clique aqui) e visite-nos. Namaste!

Olhar. Sentir. Comunicar.

Tão natural como existir, é a necessidade de perceber o mundo em torno e transmitir as nossas perceções e opiniões mais íntimas. Ao entender a essência humana como Existência, Consciência e Plenitude, torna-se claro o fundamento pelo qual cada um de nós ambiciona encontrar no espaço à sua volta essas mesmas características naturais.

Os Vedas, escrituras milenares da Índia, autênticos compêndios de saber da Humanidade, acham no Yoga e na sua cultura o meio para a obtenção de algo muito especial denominado "mokṣa" (libertação). Especial pelo facto de "mokṣa" ser a visão de si-mesmo como não-diferente da criação e do criador - daquilo que observados e sentimos o tempo todo. Ou seja, o Yoga tem como finalidade levar o praticante ao conhecimento profundo da ordem por detrás da Natureza, da Vida e de Deus. E a libertação é, naturalmente, da ideia de si como alguém separado dessa Totalidade que lhe parece distante, e libertação da sensação permanente de insuficiência ou sofrimento.

Comunicar é muito mais que informar. Fazêmo-lo o tempo todo, por palavras e gestos, pensados ou não, e provocamos reações, desejadas ou não. Na tradição do Yoga, comunicar a sabedoria sobre o autoconhecimento compete aos mestres iluminados. E, essa sabedoria, destina-se ao buscador, a quem deseja tornar-se um com a Verdade e, dessa forma, relaxar a sua procura.

Por isso, as palavras são denominadas de "pramāṇa" um meio de conhecimento por si mesmas. Assim como, os órgãos dos sentidos (olhos, língua, ouvidos, etc) permitem-nos receber dados do que se passa no exterior, as palavras têm o poder de gerar conhecimento na pessoas que está recetiva e atent ao que é dito. Com a mente tranquila e focada no discurso do professor, torna-se possível ao buscador aprender e reconhecer a sua verdadeira identidade.

Felizmente, no Centro VAIDIKA, temos a oportunidade de escutar o ensinamento de alguém que é uma profunda conhecedora dessa tradição e visão: a professora Gloria Arieira, diretora presidente do Vidya Mandir, um local de estudo da sabedoria védica. Assim, semanalmente, às quintas-feiras, 21h00, o Grupo de Estudos de Vedanta reune-se para aprofundar esse estudo com o auxílio das aulas gravadas em CD pela professora e dos livros e material de apoio selecionados para o efeito.

O discernimento sobre si-mesmo não é apenas típico dos praticantes de Yoga. Na verdade, todos nós buscamos responder à mesma pergunta "Quem sou Eu?" O Yoga dá-nos uma resposta e traz clareza a esse entendimento de uma forma prática e esclarecedora. Têm-no feito deste tempo imemoriais e assim perdurará. Não é, com certeza, apenas destinado aos indianos nem aos orientais. É para todos e de todos. Basta querer.

Estamos abertos a todos os que desejam uma forma muito harmoniosa e equilibrada de viver e refletir sobre todas estas questões, com uma mente recetiva e gentil.

Todos os dias procuramos olhar para os eventos que se sucedem ​como uma possibilidade de crescer, amadurecer e enriquecer a vida dos demais - porque não estamos sozinhos, temos esse dever.

​ Que haja paz.

Bem hajam,
Gustavo e Elisabete

Mensagens populares