Boletim 19 - dezembro

Este mês, o Centro VAIDIKA, celebra o FINAL D'ANO com uma festa muito especial, no sábado, dia 14 às 16h00 ! Teremos um espetáculo da autoria da Dr. Estela Correia e protagonizado pela turminha do Yoga Júnior, Conversa (sobre) Zen com Ricardo Alarcão, Yoga do Riso por Sónia Sousa e música por Catarina Mendes. Ah, e não podia faltar lanchinho vegetariano. Confirmem a vossa presença e apareçam. Tudo de bom, namaste!​

Ajuda. Apoio. Altruísmo.

Todos necessitamos de ajuda. Ninguém nasce para estar sozinho neste mundo. Diz o poeta" nenhum homem é uma ilha", e di-lo com razão. Somo continentes vastos, inteiros; por vezes, somos montanhas imponentes e fabulosas, outras, vales rasgados, profundos e férteis, outras ainda, deserto secos, áridos e assustadores onde o oásis é a esperança e que melhor glorifica e o que se pretende aqui realçar: o espírito humano de partilha e bem aventurança que nos permite, mesmo nos tempos inadiáveis de crise e dor, sacrificarmo-nos pelos outros, ainda assim sorrir e fazer rir à gargalhada outros continentes como nós.
De sobremaneira, nesta altura do ano, lembramo-nos que as ações beneméritas trazem algum conforto aos mais necessitados e, em certa medida, a nós mesmos. Se não for antes, pelo menos agora ajude alguém que saiba que poderá encontrar em si o verdadeiro Sol do seu dia. Mesmo sem o respaldo de uma ONG, seja você mesmo a criar um projeto de solidariedade social, ainda que apenas seu e secreto, e faça sorrir alguém uma vez ao dia. Ame, cante, dance, sonhe e faça sonhar. Ganhe asas e voe alto junto das estrela - afinal, foi de lá que veio e é isso a sua essência: luz pura e energia infinita!

॥ ॐ premāya namaḥ ॥

CURSOS E EVENTOS
  • Formação em Yoga, 200 hrs, a decorrer
  • Yoga Sénior e Baby Yoga, experimente!
  • Análise corporal e nutrição (Nutrilife)
  • Psicologia, Hipnose e Regressão
  • Ayurveda, Massagens e Reiki
(+ informações)

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.BANCOALIMENTAR.pt
- www.SSVP.pt
- www.YOGAKSHETRA.blogspot.pt

REFLEXÕES SOBRE A ÍNDIA
Algumas coisas que pedimos na vida acontecem, de fato. Pedi uma viagem para Índia com muito aprendizado. Posteriormente descobri que o pedido foi redundante, toda viagem para a Índia traz um grande aprendizado, seja através da alegria, ou do inesperado.A Índia é um reflexo do nosso mundo atual, cheio de paradoxos e, muitas vezes, difícil de entender.
A Vida nos mostra, em diversos momentos, assim como a Índia o faz a todo momento, que ela não está sob o nosso controle. Quando isso acontece, geralmente dizemos que tomamos uma rasteira da vida. E o que cai nessa rasteira são as nossas expectativas e planos, que são sobrepostos pelos vieses da vida, ou no caso de uma viagem para o berço do Yoga, os vieses da Índia. Esses vieses, que pensamos ser sem sentido ou caótico, são os planos de Ishvara, do todo, agindo sobre nós, seja na Índia ou na nossa vida. O fato é que na Índia, muito mais do que qualquer outro lugar que já conheci, a começar pelo trânsito, temos a nítida sensação de que estamos à mercê de algo maior do que nós. Lá inquestionavelmente é um palco muito adequado para compreendermos Ishvara e aprendermos a abrir mão de querer controlar todas as situações. Por Tales Nunes, www.vidadeyoga.com.br.

MEDITAÇÃO​
Sente-se numa posição confortável, com a coluna ereta, permitindo a respiração ocorrer de forma espontânea. Observe a respiração e a sensação de relaxamento, libertação e felicidade que advém dessa postura, corporal e interior. Não necessita fechar os olhos se não quiser. Na meditação não anulamos os nossos desejos, as nossas vontades, nem sequer os medos ou ansiedades. Apenas observamos a realidade como ela é. Observe-se, veja, sinta, viva a sua respiração. Perfeita, como ela é, intelignete e natural, a sua respiração acontece precisamente como tem de ser.
A partir deste ponto, pode acrescentar uma visualização: acompanhe a entrada do ar no seu organismo com a imagem de luz pura, dourada e brilhante entrando também e reabastecendo o seu ser. A cada respiração essa luz aumenta de intensidade e banha o corpo e espírito com o poder de cura e limpeza. Mantenha algumas respirações com essa visualização e sinta a paz, harmonia e bem estar.
Você é já o ser perfeito que ambiciona ser. Partilhe essa mensagem a todas as células do seu organismo, a todos os pensamentos que tenha e a todos aqueles com quem comunica. Faça-o durante a meditação e no seu dia a dia. Bem haja!

VER, LER E ESCUTAR​
Eu Maior, documentário
Medite Em..., Sri Chinmoy
Rihanna, Diamonds

Boas festas e sucesso em 2014, são os votos do Centro VAIDIKA.

* ​SHUBH LABH *


Mensagens populares