Boletim 59 - Abril 2017

Este mês, recebemos Mikaela Övén para a sessão de Miafulness no dia 20, aceitamos inscrições para o curso de YOGA PARA MULHERES e lançamos a FORMAÇÃO EM YOGA. Tudo de bom... Namaste!

Sânscrito - a mãe de todas as línguas

Considerada como a mais antiga língua da história humana, o Sânscrito é a língua progenitora e a inspiração para virtualmente todas as línguas faladas na Índia. Este artigo busca as origens e história desta língua venerável.

O Sânscrito é considerado um elemento chave na super família Indo-Ariana e mantém a posição de uma língua clássica, junto com outras línguas como o Grego Clássico, Latim, Persa, Hebreu Árabe, Chinês e Tamil. Para se conferir o título de língua “clássica” é necessário preencher certos requerimentos:
1. As suas origens têm de ter ocorrido há muito tempo.
2. Deverá possuir uma tradição independente que surgiu maioritariamente por si mesma e não como um ramo de outra tradição.
3. Terá de ter um grandioso e rico corpo de literatura antiga.

O Sânscrito preenche todos estes requisitos com facilidade, tendo uma tradição com, pelo menos, 3000 anos e é a língua na qual todo o texto Hindu antigo, devocional ou não, foi escrito.

O Sânscrito tem uma posição similar na Índia face ao Latim e ao Grego na Europa Medieval, e é uma parte central da tradição Védica/Hindu. Na sua forma pré-clássica, chamada Sânscrito Védico, o Sânscrito é um dos primeiros membros certificados da língua da família Indo-Europeia. O mais antigo exemplo de literatura Sânscrita disponível é o Rigveda. No entanto, enquanto que a idade de 3000 anos seja uma estimativa moderada baseada nas datações dos primeiros manuscritos escritos em Sânscrito, foi postulado que uma tradição oral tivesse sido extensivamente usada durante vários séculos antes do início da escrita de obras religiosas como o Rigveda.

A palavra “samskrata”, em sentido restrito, significa “purificado, consagrado, santificado”. O Sânscrito, geralmente referido como “Samskrata Vak”, significaria uma “língua refinada”. O Sânscrito, por definição, tem sido sempre considerado como uma língua maioritariamente utilizada para discursos religiosos e científicos e assume-se ter contrastado com as línguas faladas pelo povo. Leia o resto aqui.

ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Miafulness 20 Abril, 5ª feira, 21h00
- Miafulness 25 Maio, 5ª feira, 21h00
- Yoga Para Mulheres, 29 Junho a 2 Julho
- Formação em Yoga, certificada pela DGERT, 1 a 20 Agosto

CURSOS E EVENTOS
A 20 de Abril, 5ª feira, 21h00 e 25 de Maio, 5ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MIAFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de livros acerca de Meditação e Parentalidade Consciente. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Recebemos, pela 1ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 29 de Junho a 2 de Julho. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Fundamental para uma boa navegação nestas oscilações, tantas vezes, imobilizantes. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO EM YOGA - CERTIFICADA PELA DGERT ocorre de 1 a 20 de Agosto. Serão 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- JustForm
- Bihar Yoga
- Academia de Yoga de Gaia

VER E SABER
Waste Mandala, Documentário
What is God, Swami Dayananda
Introdução ao Vedanta, Gloria Arieira

MEDITAÇÃO
"Vedanta é uma tradição de conhecimento. Conhecimento de quê? Temos ouvido explicações do tipo: "de um caminho para a verdade", "conhecimento do ser", ou "conhecimento da Verdade". Aceitamos todas, porém, o mais acertado será obter da própria tradição o significado do Vedanta. "Jiva Brahma Aikyam" é a essência do ensinamento, o que significa a identidade entre o indivíduo, aquele que busca, e o todo, que é Ilimitado. O ensinamento de Vedanta é um desdobramento claro e profundo dessa verdade essencial e única." Gloria Arieira

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares