Boletim Janeiro 2018 - Número 68

Este mês, promovemos a FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA, a VIAGEM À ÍNDIA e a sessão de MIAFULNESS. Bom Ano Novo... Namaste!​

YOGA E AYURVEDA: POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
O Yoga tem um "irmão", o Ayurveda, que significa conhecimento da vida (Ayus - vida; veda - conhecimento). Ambos fazem parte da cultura Védica e, portanto, partilham o mesmo objetivo: a libertação (moksha) da visão de si mesmo como limitado, insuficiente, separado do todo. Yoga e Ayurveda buscam o entendimento claro de um eu, em essência, livre de qualquer limitação e da natureza de plenitude. No ocidente, o Ayurveda pode ser visto apenas como o sistema de medicina tradicional indiana, pois é o que chega até nós, devido ao nosso interesse em buscar alternativas ou complementos ao nosso serviço de saúde. Mas o Ayurveda é algo muito maior. Como o Yoga, assenta na erradicação de uma visão reduzida do ser humano para um alargamento a um "eu maior", a visão da unidade na diversidade. Possui um caminho muito próprio e, como o Yoga, sempre tem em vista o equilíbrio, a harmonia e a manutenção de um estado radiante, luminoso, em todos os sentidos. É natural que o "vaidya", perito em Ayurveda, recomende posturas ou técnicas respiratórias, meditações e até mantras a quem o procura - igual ao que acontece na sala de aula das escolas de yoga.

Segundo o que aprendi com o Dr. Sandeep Shirvalkar, especialista em Ayurveda, primeiramente, para fazer o diagnóstico de quais posturas ou técnicas são mais indicadas para cada pessoa, são utilizados vários tipos de exames. Primeiro é feita uma observação do paciente, conhecendo sua história clínica familiar e condição geral individual para perceber a rotina e os hábitos da pessoa em relação ao sono, excreção, atividade física, entre outros, já que o Ayurveda propõe um regime ideal para cada pessoa, conhecido por dinacharya (dina - dia; charya - conduta). Em seguida, o especialista prossegue com o diagnóstico, apalpando e procurando no corpo do paciente irregularidades que possam existir. Muito peculiar é também o diagnóstico do pulso, da língua e da íris. Torna-se necessário conhecer a pessoa como um todo. Com isto, é possível descobrir o seu "dosha" (biotipo), tecidos e produtos excretados, que também podem estar desequilibrados. Além disso, é preciso conhecer as possíveis dependências da pessoa, ou outros tipos de abusos que esteja cometendo em relação ao corpo, como uso de álcool e cigarro. O diagnóstico também contempla exercícios físicos que a pessoa realiza, alergias e intolerâncias alimentares de cada um. Leia o resto do artigo no nosso blog.

AGENDA
- 10 de Janeiro, 21h00-22h30: Sessão de Miafulness, com Mikaela Övén
- De 3 de Fevereiro a 29 de Julho: Formação Profissional em Yoga 200h - certificação DGERT
- De 21 de Abril a 5 Maio: Viagem à Índia
- De 28 Junho a 1 de Julho: Yoga Para Mulheres, com Fabiana Barbosa
- De 1 a 22 de Agosto: Formação Profissional em Yoga 200h

CURSOS E EVENTOS
A 10 de Janeiro, 4ª feira, 21h00-22h30, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MIAFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de "Heartfulness" e "Educar com Mindfulness", da Porto Editora. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA do Centro Vaidika inspira-se numa máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Associamos aulas de Yoga ao bem-estar. Esse bem-estar que procuramos está ligado à ordem que pretendemos nos seja própria, que brota do interior, e que faz parte da vida. Na sala de prática, pretendemos partilhar esta observação acerca do que é esse interior e capacitar os formandos para lecionar aulas de Yoga. Serão, igualmente, ensinadas as bases da Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), Meditação/Mindfulness, o Yoga Para Crianças e o Yoga Para Grávidas. A certificação é oficial por parte do Estado Português através da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Mais informações no blogue, Facebook e site. Inscrições: om@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

Anunciamos a 2ª edição da viagem RUMO À INDIA, que pretende proporcionar uma estadia memorável na terra berço do Yoga. De 21 de Abril a 5 de Maio de 2018 visitaremos Delhi, Rishikesh, Varanasi, Sarnat, Haridwar e Devprayag. Ficaremos alojados em ashrams e participaremos nas celebrações de Hanuman Jayanti junto ao Ganges. Inscreva-se! Mais informações: om@yogavaidika.com.

No curso YOGA PARA MULHERES faremos estudos e práticas pautadas na abordagem de Geeta Iyengar sobre Yoga para Mulheres, aprimoradas por Fabiana Rodrigues Barbosa para a realidade da mulher contemporânea habitante de centros urbanos ocidentais. Fabiana é diretora do Centro de Yoga Moksha, em São Paulo, Brasil e estará connosco nos dias 28, 29, 30 de Junho e 1 de Julho. Mais informações no site e no Facebook. Inscrições: om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM YOGA DE VERÃO do Centro Vaidika em formato intensivo, entre 1 e 22 de Agosto também se inspira na mesma máxima de Platão: "Educar a mente sem educar o coração não é educação." Tem os mesmo objetivos, formadores e 200h de estudo, junto com a certificação DGERT. O horários das aulas é de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00. Mais informações no blog, Facebook e site. Inscrições: om@yogavaidika.com ou tlm. 912900200.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- Miacis
- 7 Days of Rest
- Himalayan Wellness

VER E SABER
- Mindfulness: Mikaela Övén
- Balkrishna: Simplicidade
- Zen: Ricardo Alarcão

MEDITAÇÃO
Cante: Gate, Gate, Paragate, Parasamgate, Bodhi Svaha! (x3). Permaneça 1 minuto em silêncio. Prossiga os seus afazeres.

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares