Boletim 58 - Março 2017

Este mês, recebemos Mikaela Ovén para a sessão de HEARTFULNESS no dia 25 e aceitamos inscrições para o curso de YOGA PARA MULHERES e FORMAÇÃO EM YOGA. Tudo de bom... Namaste!​

Auto-descoberta por Ramana Maharishi

Upadeshasaram significa a essência da instrução. Neste texto, de 30 versos, Bhagavan Ramana Maharshi explica todas as principais práticas yoguicas, culminando em jnana yoga, o yoga do conhecimento, o seu método primordial de questionamento sobre Si-mesmo.

Ele mostra como os aspirantes crescem e amadurecem desde as práticas preliminares até ao mais alto conhecimento e, finalmente, à auto-realização. A primeira metade do ensinamento consiste nas práticas base dos yogas de karma, bhakti, mantra e prana. A segunda metade consiste numa explicação específica sobre jnana yoga e os seus vários métodos.

1. Pelo comando do Criador uma pessoa recebe o fruto das suas ações. Karma não é o supremo. Karma, por si só, é inerte.

2. Karma é a causa da queda no vasto oceano da ação. Os seu fruto é efémero e impede-nos de alcançarmos a nossa meta de libertação.

Comentário de David Frawley:
A primeira etapa da prática espiritual é reconhecer a lei do karma pela qual estamos presos no ciclo de renascimentos e o sofrimento resultante de nascimento e morte. Karma, o fruto das nossas ações, resulta da vontade de Deus, que tem o poder de nos levar além delas. Ao reconhecer que karma depende do Divino cessamos de buscar a ação como a nossa meta de vida e olhamos para a sua fonte. Devido às nossas ações no passado estamos presos no oceano de samsara que nos prende ao transitório e nos impede de contactarmos com a liberdade da nossa natureza eterna. Ao reconhecermos isto ganhamos desapego das ações externas, que é a base necessária de todas as práticas yoguicas.

3. A ação dedicada ao Senhor, que não foi feita por desejo, é o meio para purificar a mente e facilitar a libertação.

Comentário de David Frawley:
Agora, em termos gerais, é definido karma yoga, que é a base da prática espiritual. O caminho para fora da teia do karma é através de karma yoga ou serviço abnegado, ação dedicada a Deus. Isto purifica as nossas mentes e ajuda-nos a atingir a libertação. Não é o karma que nos prende, mas o desejo. A ação abnegada é a fundação do caminho espiritual e todos os seus métodos, que deve ser livre de motivação egoísta.

​Leia o resto aqui.

ॐ śāntiḥ śāntiḥ śāntiḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
- Heartfulness 15 Março., 4ª feira, 21h00
- Yoga Para Mulheres, 29 Jun. a 2 Jul.
- Formação em Yoga, 7 a 27 Agosto

CURSOS E EVENTOS
A 15 de Março, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de HEARTFULNESS. Mikaela é instrutora de Mindfulness e autora de livros acerca de Meditação e Parentalidade Consciente. Inscrição em om@yogavaidika.com.

Recebemos, pela 1ª vez, em Portugal, Fabiana Rodrigues, Brasil, no curso YOGA PARA MULHERES de 29 de Junho a 2 de Julho. É um intensivo para prática pessoal de Yoga pautada na realidade hormonal e cultural feminina. Um método voltado para os processos decorrentes da atenção voltada aos ciclos internos. Fundamental para uma boa navegação nestas oscilações, tantas vezes, imobilizantes. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO EM YOGA ocorre de 7 a 27 de Agosto. Serão 200 horas de estudo, partilha e ensinamentos, incluindo estágio. Adequado a quem procura ensinar Yoga, bem como a quem apenas deseja aprofundar os seus conhecimentos. Inscrição em om@yogavaidika.com.

​PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- J. Krishnamurti Online
- Ramana Maharishi
- David Frawley

VER E SABER
Ayurveda, David Frawley
Felicidade Total, Gloria Arieira
Karma Yoga, Swami Chinmayananda

MEDITAÇÃO
"Parecemos pensar que simplicidade é meramente uma expressão externa – ter poucas posses, vestir uma tanga, não ter casa, usar poucas roupas, ter uma pequena conta no banco. Certamente, isso não é simplicidade. Isso é meramente uma demonstração externa. E me parece que simplicidade é essencial, mas a simplicidade pode surgir apenas quando começamos a compreender o significado do autoconhecimento." Jiddu Krishnamurti

Tudo de bom,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares