Yoga

Vaidika

BEM-ESTAR, SERENIDADE E AUTOCONHECIMENTO
O alinhamento da postura, a respiração consciente e o relaxamento interior despertam a atitude de contemplação. As técnicas e o estilo e vida almejam um entendimento claro sobre Si-mesmo e da ordem que tudo sustenta.

YOGA
Nas aulas de Haṭha Yoga, para além da prática de posturas transfisiológicas, devemos colocar o ênfase no alinhamento correto, mas, também nas ensina técnicas de pranayama (respiração), mudra e bandhas (selos energéticos), yoganidra (relaxamento), pratyahara (recolhimentos), dharana, dhyana e samadhi (concentração, meditação e contemplação).

MEDITAÇÃO
Em sessões de Meditação tipificam-se três inspirações diferentes, nomeadamente, a Tradição Védica, o Zazen e o Mindfulness. Nas práticas de Meditação Védica, que são de quatro tipos diferentes, é dada uma locução que aponta para o Eu Profundo, que reside por detrás da mente e ilumina toda a experiência. Nas práticas de Zazen, a meditação tradicional ao estilo japonês, é usado o silêncio, mas também, koans, ou frases enigmáticas e despertadoras, para exporem a mente e o Vazio, ou, o Eu Individual e o Grande Silêncio, que tudo abarca. Em Mindfulness, praticam-se as Nove Atitudes, tendo em vista a redução do stress e da ansiedade, rumo a uma vida mais tranquila e prazerosa.

SÂNSCRITO
"A linguagem Sânscrita é de uma linda estrutura. Mais perfeita que o Grego, mais copiosa que o Latim, e mais refinada que os dois." Sir William Jones, 1786. Ao estudar o silabário Devanagari para ler e escrever utilizando caracteres e, também, a transliteração para o alfabeto romano, o(a) aluno(a) aprende, igualmente, a pronúncia para a vocalização correta de mantras, bem como, tradução e interpretação de textos antigos como a Bhagavad Gita, Upanishads ou Yoga Sutra.

VEDANTA
O assunto de Advaita Vedanta é a não-dualidade, isto é, o ensinamento acerca do Uno, Profundo, o qual todos somos, o universo inteiro interligado, onde a Consciência se manifesta de múltiplas formas através da Energia, e da sua Vontade. Essa Consciência é, ao mesmo tempo, emanente e transcendente, e o ensinamento revela que, essa Consciência, Eu Sou. Esta é a sabedoria milenar exposta nas antigas Escrituras Védicas, apelidadas de Upanishds e plasmada em literatura mais recente, como a Bhagavad Gita, que tem vindo a ser passada de forma ininterrupta pela tradição oral, o parampara, de mestre a discípulo desde tempos imemoriais. Vejam-se as exposições de Vedanta de Swami Dayananda, Gloria Arieira ou Swami Paramarthananda.






ॐ गं गणपतये नमः

Comentários

Mensagens populares