Boletim 15 - agosto 2013

Desfrutar. Relaxar. Viajar.
A história deste mês centra-se na Cacau, personagem principal de muitas peripécias divertidas no Centro VAIDIKA. É que a Cacau, a nossa muito estimada cadelinha, que já esteve connosco durante a formação em Yoga do ano passado e que, mais uma vez, assiste à formação deste ano, não é propriamente uma espetadora passiva. Por vezes, é a própria Cacau quem assume o papel de professora, e, até o faz muito bem. Lembra-nos sempre do lado amoroso da prática ao saudar-nos efusivamente e quando nos lambe mãos e pés como se não houvesse amanhã. Outras vezes, ela estica-se em posturas elásticas quando é preciso mostrar-nos como alongar é necessário e, também, sabe fechar os olhos no conforto do seu assento para se deliciar num relaxamento profundo quando a altura a isso convida. Aprendamos com ela.
ॐ śrī gurubhyo namaḥ ॥
CURSOS E EVENTOS
- Formação em Yoga com Gustavo Cunha, 200 horas, 5 a 23 agosto
- Consulta de Psicologia com Dra. Estela Correia, após 15 de agosto
- Consulta de Hipnoteratia com Dra. Estela Correia, após 15 de agosto
- Terapia Regressiva com Dra. Estela Correia, após 15 de agosto
PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros ou associações pelo seu trabalho em prol da Humanidade:
- www.LIGACONTRACANCRO.pt
- www.UNIAOZOOFILA.org
- www.QUERCUS.pt
OS ANIMAIS E O YOGA
De acordo com a tradição, todo o praticante de Yoga deverá ser compassivo e paciente, amigável e pacífico para com todos os seres, de forma a não ser considerado uma ameaça a nenhum nível. Apesar da "exigência" do dever que vem junto com a tradição, é possível a convivência entre pessoas e animais sem que seja posta em causa a sobrevivência de ambos. No que nos for possível, faremos tudo para respeitar o próximo, pessoa ou animal, e preservar a vida, mesmo a vegetal, plantando e semeando a concórdia e a harmonia.
Este assunto leva-nos, diretamente, a vários temos tão atuais como o vegetarianismo, as touradas, a reciclagem e a ecologia. Seja qual for a opinião de cada um sobre estes temas, que possamos ter o discernimento para dialogar e a abertura para procurar entender o ponto de vista de cada um.
MEDITAÇÃO
"Contemplar dentro do coração. Encher-se de êxtase por tal contemplação, derramando lágrimas de felicidade e absorvendo-se pela emoção." Gheranda Samhita 7.14, 7.15
VER E ESCUTAR
A Gaiola Dourada
Danyel Waro
Joana Vasconcelos
Que haja paz,
Gustavo e Elisabete