Ser ou Não Ser Yoga - Estela e La Salete

No âmbito do curso de Formação em Yoga 200hrs, pedimos às nossas alunas Estela Correia e La Salete Correia que escrevessem um curto texto sobre o que, afinal, é e não é Yoga. Fica aqui o registo dos seus escritos.

O FLUIR DA VIDA
"Yoga é uma doutrina de vida de amor, união, espiritualidade e equilíbrio. É estar atento ao que nos passa pela mente, nos sentidos e no coração. Yoga é olhar e observar e, dessa maneira, saber interpretar todos os sinais que nos são enviados pelo universo e/ou Deus. Portanto, trata-se de uma viagem interior apreciando o caminho exterior, no mais pequeno pormenor. Com isso, a cada passo, deveremos ser capazes de apreciar a beleza na natureza e em todo o ser vivo e aprender muito com os obstáculos que vão surgindo e com o fluir da vida para que possamos ir ao fundo de todas as questões, principalmente, as questões que se relacionam com a nossa existência neste planeta e no cosmos.

O yoga nunca poderia ser uma forma rígida de estar nem uma dependência de algo, mas sim perceber quando avançar e parar, conhecer o limite e, quem sabe, percecionar que tudo é ilimitado, dependendo do momento. Perfeição no yoga é respeitar a tudo e a todos, tendo a humildade de percebermos que todos nós temos uma grande sabedoria e que ninguém está acima ou abaixo de ninguém. Não se pense então, que nos basta apenas ler certos livros e praticar algumas posturas, já que, o yoga é algo que sempre existiu e existe no âmago de cada ser humano.

"Apreciar a beleza na natureza e em todo o ser vivo."

Mestre é aquele que se mantém de 'copo vazio', humilde, tolerante, amoroso sempre pronto e desperto para as necessidades do seu próximo. É impossível cultivar a espiritualidade de coração fechado ao amor e fugir da realidade que nos rodeia para viver na ilusão, pois yoga também é conhecimento e sabedoria. Nada nem ninguém é colocado no nosso caminho sem que haja um forte motivo para tal. Por isso, há que manter o coração aberto ao amor incondicional e emanar o nosso amor aos quatro ventos - o amor é a única energia que nunca se perde, é a própria essência do que somos."

Talvez isso seja, realmente, o yoga.

Namaste!

Mensagens populares