Boletim 46 - Março 2016

Este mês, o Centro VAIDIKA promove Sessão de Mindfulness com Mikaela Övén no dia 30 de Março, quarta-feira. Na Índia, celebra-se o Maha Shivaratri a 8 de Março, terça-feira, considerada uma altura muito auspiciosa para meditação e desapego. Que todos encontrem o que profundamente procuram, o mais depressa possível, à sua maneira. Namaste!​

Mahashivaratri - por Ammaji.

Mahashivaratri é comemorado durante o krishnapaksha, o 14º dia do mês Phalguni. É um momento de oração, japa, jejum e contemplação do Senhor Shiva. Os seus devotos passam dia e noite em culto. As histórias dos "Puranas" descrevem esta noite como aquela que trouxe bênçãos do Senhor Shiva para os devotos, apesar de terem, sem saber, adorado o "Shivalinga", como sendo o rei Chitrabhanu. Então, o que falar de devotos, que expressam a sua devoção durante todo o dia e toda a noite!

Os Puranas descrevem o Senhor Shiva como Ashutosha, aquele que é facilmente satisfeito com devoção e, portanto, protege os seus devotos prontamente. Diz-se que, uma vez os "Devas" e "Asuras" agitaram o oceano para extrair o néctar da imortalidade. Durante a agitação, muitas coisas desejáveis ​​emergiram do oceano, que todos queria agarrar. Mas, quando o veneno escaldante surgiu, e que traria destruição ao universo, ninguém estava disposto a recebê-lo. Todos correram para o Senhor Shiva para obter ajuda. Senhor Shiva bebeu o veneno, para evitar a destruição da vida e, portanto, protegeu Devas e Asuras. Shiva ficou, assim conhecido como Senhor Neelakantha.

Todos nós procuramos amrtatvam - o néctar da imortalidade! Nós todos queremos a felicidade eterna! E nós, os Devas e Asuras, agitamos o universo para obter vários ganhos, bens, etc. Mas antes do despertar para o eterno, sagrado, ser imortal dentro de nós ter lugar, é necessário enfrentar os desafios e obstáculos que nos impedem de atingir o nosso objetivo e, às vezes, até nos podem destruir! Como podemos receber a graça e proteção do Senhor a partir desses obstáculos? Somente por meio das orações e entrega a ele! Qualquer que sejam os nossos desejos, pequenos ou grandes, mundanos ou não, que os possamos realizar através da graça do Senhor Shiva!

Os buscadores iogues ou sannyasis que, como a deusa Parvati desejam unidade com o Senhor, passam este dia na contemplação da verdade mais elevada. Eles procuram a sua graça divina para despertar a sua presença, como "eu" no seu coração. Em Arunachala-pancaratnam, Sri Ramana Maharishi escreve "Hridi aham iti atmatayaa nrtyasi Bho! Tu existes, Tu danças nos nossos corações como 'Eu'. Te vadanti Hrdayam nama - Daí falarem os sábios de Ti como o próprio "coração" ".

A luz do "Eu" é a luz da Shiva, Param jyoti, Arunachala Jyoti, Atma Jyoti que os buscadores procuram despertar! Cante 'Om Namah Shivaya', entregando-se ao Senhor, que é Om, que é auspicioso, que é eu! Que o akhanda-nama-japa de Panchaksari abençoe todos os devotos do Senhor Siva neste dia de Mahashivatri! Adaptado de Purna Vidya.

॥ ॐ śāntīḥ śāntīḥ śāntīḥ ॥ Que haja Paz.

AGENDA
Mindfulness: 30 Março, quarta feira 21h00
Formação Hatha Yoga, 1 a 21 de Agosto
Formação Kundalini Yoga, Set-Jul de 2017
Viagem à Índia: 22 Out. a 5 Nov. de 2016

CURSOS E EVENTOS
A 30 de Março, 4ª feira, 21h00, recebemos Mikaela Övén para uma prática de MINDFULNESS. Mikaela é Instrutora de Mindfulness, Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística e Positive Parenting, entre outras. Inscrição em om@yogavaidika.com.

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE KUNDALINI YOGA, segundo Yogi Bhajan inicia em Setembro (duração até Julho 2017). Uma excelente oportunidade de aprendizagem! Inscrição: om@yogavaidika.com.

PARCEIROS E AFINIDADES
O Centro VAIDIKA recomenda e aconselha os seguintes centros, associações ou entidades pelo seu inestimável trabalho:
- www.MINDFULNESSEPARENTALIDADE.com
- www.ESPAÇOPHI.pt
- www.FREEFLOW.pt

VER, LER E ESCUTAR​
Maha Shivaratri, ABN Telugu
Jānu śīrṣāsana, Ricardo Alarcão
Kothbiro, Ayub Ogaba

MEDITAÇÃO
Muitas vezes fala-se na diminuição de stress e aumento de foco e da concentração como alguns dos principais benefícios. Para mim, o Mindfulness oferece descanso, à mente e ao coração.

Permite ao praticante sair das suas histórias e ver que são isso mesmo, histórias, e que o praticante pode decidir se quer continuar a contar essas histórias ou não e pode decidir como se vai relacionar com as histórias dos outros.

Mindfulness permite-nos fazer escolhas sábias, permite-nos ver com facilidade o que é mais importante agora. Além disso, a prática de Mindfulness é uma grande auto-descoberta, um aumento do auto-conhecimento e permite-nos sentir compaixão por tudo que descobrimos. O Mindfulness abre o coração ao verdadeiro mundo que se está a desvendar mesmo aqui a nossa frente e que conseguimos ver sem filtros.

Por Mikaela Övén.

Que haja paz,
Centro VAIDIKA

Mensagens populares