Yoga Para Mulheres - Saberes Anti-TPM

Notícias sobre nosso intensivo de verão 2018!

Queridos praticantes, Namaskar!

É com muito contentamento que decidi eu mesma escrever-lhes, para relatar um pouco sobre as direções tomadas com a programação dos conteúdos deste próximo curso.

Como a TPM (Tensão Pré-Menstrual) foi meu tema de pesquisa por 2 anos inteiros, de 2014 a 2016, então a organização deste intensivo de verão chegou em comum acordo à conclusão de que seria interessante este ano trabalharmos 4 DIAS DE YOGA ANTI-TPM!

Tomei conhecimento de que, assim como nós brasileiras, as portuguesas em geral têm sofrido deste mal, a TPM, que será apresentada este curso não somente como uma vilã. Portanto, apresentarei uma prática de Yoga que não trata apenas dos sintomas, mas desdobra metodologicamente uma maneira de investigação das questões de fundo e gatilhos para a TPM.

O que descobri com muita clareza em minhas pesquisas práticas, teóricas e entrevistas com muitas praticantes e professoras de Yoga, foi que a TPM pode ter uma poderosa função de LENTE DE AUMENTO para nós mulheres observarmos desconfortos e angústias já latentes em nossas vivências, antes apagados ou encobertos pelas velocidades e tarefas do dia-a-dia. A situação hormonal do período Pré-Menstrual contribui para isso, o que neste curso também entenderemos com clareza como, e refletiremos juntos como toda essa complexidade opera em cada mulher, dentro de sua própria história de vida.

Neste intensivo veremos portanto como cada uma pode fazer um bom uso da TPM a favor de sua investigação pessoal. Apresentarei a vocês alguns dispositivos de pesquisa de si – mapas de navegação, diários de bordo, perguntas e categorias de análise, alinhamentos, tudo isso a ser utilizado antes, durante e após a prática de Asanas! – que construí e disponibilizo por meio do método Yoga para Mulheres®. Iremos estudar e praticar o manejo de tais dispositivos no processo de construção de uma prática pessoal de Yoga para auto-realização, utilizando-se desta potente lupa – sua própria TPM –, ao invés de tentar simplesmente silenciá-la. Afinal de contas, uma yoguini não está interessada em anestesiar-se, mas no oposto, em vitalizar-se, a partir do cuidado e do conhecimento aprofundado sobre si!

Mas a verdade é que, quando estamos em situação de sofrimento ou dor, tudo o que mais queremos emergencialmente, é que tais dores desapareçam, custe o que custar. Minha proposta aqui é que, antes de anestesiarmo-nos, possamos observar-nos. O que numa situação angustiante, exige coragem. Então digo-lhes: tal coragem vem do conhecer-se, a ponto de poder acreditar estar construindo saberes que sustentem o cuidado com as questões de fundo, e não apenas com os sintomas. Vista deste modo, a TPM é um grande sintoma! Precisamos aprender a enxergar através dela, escutar o que está latente entre os sintomas. Os dispositivos de pesquisa de si do método Yoga para Mulheres® têm muito a contribuir a este processo investigativo.

Se você não sofre de TPM, talvez conheça mulheres, que possa considerar suas amigas, irmãs, ou alunas. Enquanto mulher, sofrendo pessoalmente de TPM ou não, todas podemos ser úteis umas às outras quando compreendemos, praticamos, aprendemos a compartilhar tais saberes. Em prol de uma irmandade entre as mulheres, para que possamos sempre apoiar umas às outras! Que assim seja!

O programa do curso está de acordo com uma orientação do Ministério da Saúde do Brasil, que tem uma política nacional de promoção da saúde, considerada um dos mais refinados projetos de Saúde Pública no mundo(1). Este projeto tem como pressuposto que as ações para a saúde integral necessariamente devem contemplar as seguintes fases: promover saúde, para não ter que prevenir adoecimento → prevenir o adoecimento, caso já exista o risco → tratar, caso o desequilíbrio se instale, até que se cure → reinserir o sujeito num tecido social saudável, estimulando-o a manter ações de promoção de saúde integral.

PROGRAMA
28/6/2018: promoção da saúde cíclica e integral: compreensão do ciclo menstrual como um todo e breve revisão de como cuidar de cada fase por meio da prática do Yoga.
29/6/2018: prevenção da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: a prática de Yoga para uma pré-menstruação saudável.
30/6/2018: tratamento da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: yogaterapia para TPM com tendência à irritabilidade.
1/7/2018: tratamento da TPM, entendida como desequilíbrio sistêmico: yogaterapia para TPM com tendência à melancolia.

Nos vemos lá!
Abraços afetuosos,
Fabiana Rodrigues Barbosa | http://yogamokshastudio.com
-----------
(1) Saiba mais sobre a política nacional de promoção da saúde brasileira em: http://bvsms.saude.gov.br/…/pub…/politica_nac_prom_saude.pdf.

Mensagens populares